sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Opinião

Em resposta à matéria Novo Hamburgo: transporte municipal vai passar por reformulação http://www.jornalnh.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-194,cd-290194.htm


“Transporte municipal vai passar por reformulação” é o título da matéria do Jornal NH, página 8, de 3 de novembro de 2010, já que a cidade se prepara para a chegada do trensurb. Com certeza, novas regras serão adotadas, o que é preciso para acompanhar as mudanças que estão em curso em Novo Hamburgo. E, enquanto as regras não forem aprovadas, nada muda e não pode ser lançado o edital de licitação de concorrência do transporte coletivo municipal.
Neste momento, para alguns a dúvida maior é o valor da tarifa, horários, itinerários, integração e como essas mudanças afetarão suas vidas. Já para mim – e meus pares – é a acessibilidade. Hoje são inúmeros os ônibus adaptados que nos servem, aos cadeirantes. Com a ampliação do número de veículos adaptados para cadeiras de rodas mais e mais pessoas que usam cadeira de rodas utilizam a facilidade de locomoção que o serviço proporciona.
Mas ao ler “O modelo dos veículos também deverá mudar. Serão utilizados micro-ônibus, principalmente na área central, contribuindo com o projeto de revitalização” fico preocupada. Melhor dizer A-PA-VO-RA-DA! Nunca vi e não conheço micro-ônibus com adaptação para cadeira de rodas. Como será resolvida essa questão?
Não é possível admitir um retrocesso justamente no momento há um incremento no número de ônibus adaptados nas frotas das empresas de transporte coletivo. A partir da colocação dos veículos adaptados as pessoas dependentes de cadeira de rodas puderam sair de casa e adquiriram uma nova condição de vida, através da liberdade de locomoção.
Participo da LEME – Associação dos Lesados Medulares do RS – e vários de nossos associados utilizam o transporte coletivo no seu dia-a-dia. Os ônibus adaptados permitem que eles estudem, resolvam questões bancárias, se desloquem ao seu médico ou farmácia comunitária, venha à LEME, tenham ampliado seu convívio social e opções de laser. Como abrir mão dessa liberdade recém adquirida?
As legislações para transporte coletivo beneficiam o cadeirante. Que a nova proposta de organização para o transporte coletivo de Novo Hamburgo não deixe de contemplar esse aspecto de suma importância para o exercício da cidadania.

Nenhum comentário:

Postar um comentário